Página seguinte Página anterior Índice

2. Definições e Visão Geral

2.1 O que é Debian GNU/Linux?

Debian GNU/Linux é uma distribuição específica do sistema operacional Linux e inúmeros pacotes que rodam nele. A princípio, os usuários poderiam obter a kernel do Linux através da Internet ou de qualquer outro lugar e compilá-la eles mesmos. Eles poderiam então obter o código fonte de vários aplicativos, compilar os programas e então instalá-los em seus sistemas. Em programas complexos, esse processo pode ser longo e suscetível a erros. Para evitar isso, os usuários freqüentemente obtêm o sistema operacional e os pacotes de aplicativos de algum dos distribuidores do Linux. O que distingue os vários distribuidores do Linux são o software, os protocolos e as práticas que eles usam para empacotar, instalar e monitorar pacotes de aplicativos nos sistemas dos usuários, combinados com as ferramentas de instalação e manutenção, documentação e outros serviços.

A Debian GNU/Linux é o resultado de um esforço voluntário para criar um sistema operacional livre, de alta qualidade e compatível com Unix, completo com um conjunto de aplicativos. A idéia de um sistema livre estilo Unix vem do projeto GNU, e vários dos aplicativos que tornam a Debian GNU/Linux tão útil foram desenvolvidos pelo projeto GNU.

For Debian, free has the GNUish meaning (see the Debian Free Software Guidelines). When we speak of free software, we are referring to freedom, not price. Free software means that you have the freedom to distribute copies of free software, that you receive source code or can get it if you want it, that you can change the software or use pieces of it in new free programs; and that you know you can do these things.

A Debian foi criada por Ian Murdock em 1993, inicialmente patrocinada pelo projeto GNU da Free Software Foundation. Hoje, os desenvolvedores da Debian entendem-na como um descendente direto do projeto GNU.

A Debian GNU/Linux é

Apesar da Debian por si só ser software livre, ela é uma base sobre a qual novas distribuições podem ser construídas. Proporcionando um sistema básico confiável e completo, a Debian oferece aos usuários de Linux maior compatibilidade, e permite que criadores de distribuições do Linux eliminem o trabalho duplicado e se concentrem nas coisas que tornam suas distribuições especiais.

2.2 Muito bem, agora eu sei o que é Debian...o que é Linux!?

Resumidamente, Linux é a kernel de um sistema operacional estilo Unix. Ele foi originalmente projetado para PCs 386/486/Pentium; agora, versões para outros sistemas, incluindo os multi-processados, estão em desenvolvimento. O Linux é desenvolvido por Linus Torvalds e vários cientistas da computação ao redor do mundo.

Além da kernel, um sistema "Linux" geralmente possui:

A combinação da kernel do Linux, o sistema de arquivos, os utilitários GNU e FSF, e os outros utilitários são projetados para alcançar conformidade com o padrão POSIX (IEEE 1003.1); veja compatibilidade a nível de código fonte.

Para maiores informações sobre o Linux, veja a INFO-SHEET do Michael K. Johnson e a META-FAQ.

2.3 Qual é a diferença entre a Debian e outras distribuições do Linux?

Três características importantes distinguem a Debian de outras distribuições do Linux:

O sistema de manutenção de pacotes Debian:

O sistema todo, ou qualquer componente individual dele, pode ser atualizado sem necessidade de formatação, sem perda de arquivos de configuração personalizados e (na maioria dos casos) sem reinicializar o sistema. A maioria das distribuições do Linux disponíveis hoje têm algum tipo de sistema de manutenção de pacotes; o sistema de manutenção de pacotes Debian é único e particularmente robusto.

Desenvolvimento aberto:

Enquanto outras distribuições do Linux são desenvolvidas por indivíduos, grupos pequenos e fechados ou entidades comerciais, a Debian é a única distribuição do Linux que está sendo desenvolvida de forma cooperativa por vários indivíduos através da Internet, no mesmo espírito do Linux e outros programas livres.

Mais de 300 mantenedores voluntários de pacotes estão trabalhando em mais de 2200 pacotes e melhorando a Debian GNU/Linux. Os desenvolvedores Debian contribuem para o projeto não escrevendo novos aplicativos (na maioria dos casos), mas empacotando o software existente de acordo com os padrões do projeto, enviando relatórios de bugs para os desenvolvedores oficiais e oferecendo suporte ao usuário. Veja informações adicionais em como se tornar um colaborador.

O Sistema de Monitoramento de Bugs:

A dispersão geográfica dos desenvolvedores Debian exigiram sofisticadas ferramentas e comunicação rápida de bugs e suas soluções para acelerar o desenvolvimento do sistema. Os usuários são estimulados a enviar bugs em estilo formal, que são facilmente acessíveis pela WWW ou via e-mail. Veja informações adicionais nesta FAQ sobre a gerência do Registro de Bugs.

A Política da Debian:

Apenas a Debian possui uma especificação extensiva de nossos padrões de qualidade, a Política da Debian (Debian Policy). Esse documento define a qualidade e os padrões aos quais atrelamos os pacotes Debian.

2.4 Como o projeto Debian se encaixa no ou se compara com o projeto GNU da Free Software Foundation?

O sistema Debian foi baseado nos ideais de software livre originalmente defendidos pela Free Software Foundation http://www.gnu.org/ e em particular por Richard Stallman. As poderosas ferramentas de desenvolvimento, utilitários e aplicativos da FSF são também parte importante do sistema Debian.

O Projeto Debian é uma entidade separada da FSF, mas nos comunicamos regularmente e cooperamos em vários projetos. A FSF pediu explicitamente que chamássemos nosso sistema "Debian GNU/Linux", e ficamos contentes em atender a esse pedido.

O objetivo a longo prazo da FSF é desenvolver um novo sistema operacional chamado GNU, baseado no HURD ( http://www.gnu.org/software/hurd/hurd.html),

2.5 Como se pronuncia Debian e o que essa palavra significa?

O nome do projeto é pronunciado como Dé-bi-an, com ênfase na primeira sílaba. Essa palavra é uma contração dos nomes Debra e Ian Murdock, que fundaram o projeto. (Os dicionários parecem oferecer alguma ambigüidade na pronúncia de Ian (!), mas ele prefere "í-an".)


Página seguinte Página anterior Índice