Doações de tempo (para desenvolver novos pacotes, manter pacotes existentes, ou fornecer suporte ao usuário), recursos (para espelhar os respositórios de FTP e WWW), e dinheiro (para pagar novos testbeds ??? e hardware novo para os repositórios) podem ajudar o projeto.
O desenvolvimento da Debian é aberto a todos, e é preciso que haja novos usuários com as habilidades adequadas e/ou vontade de aprender para manter pacotes existentes que foram abandonados por seus mantenedores anteriores, para desenvolver novos pacotes, e para fornecer suporte ao usuário.
Todos os detalhes sobre como se tornar um desenvolvedor Debian podem
ser encontradas no pacote developers-reference
.
Logo, você deve instalar esse pacote e o ler atentamente.
Uma versão on-line do developers-reference está disponível aqui.
Já que o projeto almeja construir um corpo substancial de software acessível rápida e facilmente pelo mundo, necessitamos urgentemente de espelhos. É desejável, mas não absolutamente necessário, espelhar todo o repositório. Os componentes atuais somam mais de 6 GBytes, distribuídos mais ou menos assim:
A maior parte do espelhamento é feita automaticamente por scripts, sem intervenção humana. Entretanto, às vezes acontece uma falha ou mudança no sistema que requer intervenção humana.
Se você tem uma conexão rápida ??? à Internet, os recursos para
espelhar toda ou parte da distribuição, e está disposto a
dedicar seu tempo (ou encontrar alguém) para fazer uma manutenção regular do
sistema, por favor entre em contato com debian-admin@debian.org
.
Pode-se fazer doações individuais a uma das duas organizações que são críticas ao desenvolvimento do projeto Debian.
Software in the Public Interest (SPI) é uma organização sem fins lucrativos formada quando a FSF retirou seu patrocínio à Debian. Atualmente, estamos ??? como uma organização sem fins lucrativos do tipo IRS 501(c)(3) (???). O propósito da organização é desenvolver e distribuir software livre. Nossos objetivos são bem parecidos com os da FSF, e estimulamos os programadores a usar a GNU General Public License (Licença Pública Geral GNU) nos seus programas. Entretanto, nosso foco é ligeiramente diferente, no sentido de que estamos construindo e distribuindo um sistema Linux que difere em muitos detalhes técnicos do sistema GNU planejado pela FSF.
A SPI pode ser contactada através do endereço
Atualmente, não há nenhuma conexão formal entre a Debian e a Free Software Foundation. Entretanto, a Free Software Foundation é responsável por alguns dos componentes de software mais importantes da Debian, incluindo o compilador GNU C, GNU Emacs, e grande parte da biblioteca run-time do C, que é usada por todos os programas no sistema. A FSF foi pioneira em ??? software livre é hoje: eles escreveram a General Public License, que é usada em muitos dos programas da Debian, e inventaram o projeto "GNU", para criar um sistema Unix inteiramente livre. A Debian deve ser considerada um descendente direto do sistema GNU.
Quando fizer uma doação à FSF, por favor diga-lhes que é um usuário da Debian. A FSF pode ser contactada através de:
Free Software Foundation
59 Temple Place - Suite 330
Boston, MA 02111-1307
Estados Unidos