Vá em frente. Você não precisa de permissão para distribuir nada que nós tenhamos lançado ???, de modo que você pode masterizar seu CD logo que o beta-teste terminar. Você não precisa nos pagar nada. Entretanto, publicamos uma lista dos fabricantes de CDs que doarem dinheiro, software ou tempo ao projeto Debian, e incentivamos os usuários a comprar desses fabricantes. Logo, fazer doações é uma boa propaganda. Evidentemente, todos os fabricantes de CDs devem respeitar as licenças dos programas da Debian. Por exemplo, muitos dos programas são licenciados sob a GPL, que exige que você distribua seu código fonte.
Sim. Embora todos os componentes principais ??? sejam software livre, nós fornecemos um diretório non-free (não-livre) para programas que não possam ser redistribuídos livremente. Fabricantes de CDs podem ou não ser capazes de distribuir os programas que colocamos nesse diretório, dependendo dos termos da licença ou seus acordos particulares com os autores desse software. Os fabricantes de CDs também podem distribuir, no mesmo CD, software não-livre que obtiverem de outras fontes. Não há nada de novo nisso: muitos fabricantes já distribuem software livre e comercial (proprietário ???) no mesmo CD. É claro que ainda incentivamos os autores de software a lançar seus programas como software livre.
Sim. Por exemplo, uma pessoa está fazendo uma distribuição "Linux for Hams", com programas especializados para rádio-amadores. Ele está partindo da Debian como "sistema base", e acrescentando programas para controlar o transmissor, seguir satélites, etc. Todos os programas que ele acrescenta são empacotados com o sistema de pacotes Debian, de modo que seus usuários conseguirão atualizar facilmente quando ele lançar CDs posteriores.
A Debian também fornece um mecanismo que permite aos desenvolvedores e administradores de sistemas instalar versões locais de arquivos selecionados, de tal forma que não sejam sobrescritos quando outros pacotes forem atualizados. Isto é discutido mais adiante, na pergunta sobre diversions.
Vá em frente. A ferramenta de pacotes é software livre.