Página seguinte Página anterior Índice

10. Mantendo seu Sistema Debian Atualizado

10.1 Como posso atualizar minha distribuição Debian 1.3.1 (ou anterior), baseada na libc5, para a 2.0 (ou posterior), baseada na libc6?

Há várias maneiras de atualizar:

10.2 Como posso manter meu sistema Debian atualizado?

Pode-se simplesmente fazer ftp anônimo a um repositório Debian, examinar os diretórios até achar o arquivo desejado, pegá-lo, e finalmente instalá-lo usando o dpkg. Observe que o dpkg instalará os arquivos atualizados em seu lugar correto, mesmo num sistema que esteja rodando ???. Às vezes, um pacote revisado precisa da instalação de uma versão revisada de outro pacote. Nesse caso, a instalação falhará a menos que o outro pacote seja instalado.

Muitas pessoas acham que essa abordagem consome muito tempo, já que a Debian se desenvolve muito rapidamente---normalmente, uma dúzia ou mais pacotes são atualizados toda semana. Este número é maior um pouco antes do lançamento de um nova versão. Para lidar com esta avalanche, muitas pessoas preferem usar programas automatizados. Vários pacotes diferentes estão disponíveis para este propósito:

10.3 Preciso mudar para o modo monousuário para atualizar um pacote?

Não. Os pacotes podem ser atualizados ???, até em sistemas em execução. A Debian tem um programa chamado start-stop-daemon, que é chamado para parar, e depois reiniciar, se necessário, processos em execução ???.

10.4 Preciso deixar todos os arquivos .deb no meu disco?

Não. Se você tiver baixado os arquivos no seu disco (que não é absolutamente necessário (veja dpkg-ftp ou dftp)), você pode removê-los do seu sistema após ter instalado os pacotes.

10.5 Como posso manter um registro dos pacotes que adicionei ao sistema?

O dpkg mantém um registro dos pacotes que foram desempacotados, configurados, removidos, e/ou apagados, mas não mantém (atualmente) um registro da atividade do terminal que ocorreu enquanto o pacote estava sendo manipulado. Alguns usuários superam esse problema simplesmente usando tee:

dpkg -iGOEB -R stable/binary non-free/binary contrib/binary | \
    tee -a /root/dpkg.log

O mesmo comando escrito usando opções longas:

dpkg --install --refuse-downgrade --selected-only \
  --skip-same-version --auto-deconfigure \
  --recursive stable/binary non-free/binary contrib/binary | \
    tee -a /root/dpkg.log


Página seguinte Página anterior Índice