Página seguinte Página anterior Índice

8. As Ferramentas de Gerenciamento de Pacotes da Debian

8.1 Que programa(s) a Debian fornece para gerenciar seus pacotes?

dselect

Este programa é uma interface baseada em menus para o sistema de gerenciamento de pacotes da Debian. É particularmente útil para instalações iniciais e atualizações em grande escala. O dselect pode

O dselect começa apresentando o usuário com um menu de 7 itens, onde cada um dos quais é uma ação específica. O usuário pode escolher uma das ações usando as teclas de setas para mover a barra destacada, e depois pressionando a tecla ENTER para escolher a ação destacada.

O que usuário vê depois depende da ação que ele escolheu. Se ele escolheu qualquer opção que não Access ou Select, o dselect simplesmente executará a ação especificada; p. ex., se o usuário escolhesse a ação Remove, o dselect removeria todos os arquivos selecionados para remoção quando da última vez que o usuário escolheu a ação Select.

Tanto o item Access como o item Select levam a menus adicionais. Em ambos os casos, os menus são apresentados em uma tela dividida; a parte de cima dá uma lista ??? de escolhas, ao passo que a parte de baixo dá uma breve explicação ("info") para cada escolha.

Uma extensiva ajuda on-line está disponível: use a tecla '?' para ver uma tela de ajuda, e depois a tecla '.' para ver cada uma das várias páginas de ajuda.

Alguns usuários acham mais fácil navegar no dselect em cores. Para ver telas coloridas no dselect, assegure-se de ter executado: export TERM=linux antes de chamar o dselect.

A ordem na qual as ações são apresentadas no primeiro menu do dselect representa a ordem que um usuário normalmente escolheria para instalar pacotes. Entretanto, o usuário pode escolher quaisquer das opções do menu principal quantas vezes quiser (até mesmo nenhuma vez, dependendo do que se quer fazer).

dpkg

Este é o principal programa de gerenciamento de pacotes. dpkg pode ser chamado com muitas opções. Eis alguns usos comuns:

dpkg-deb

Este programa manipula ??? arquivos de pacote Debian (.deb). Eis alguns usos comuns:

Mais informações podem ser encontradas na página de manual dpkg-deb(1).

dpkg-split

Este programa divide pacotes grandes em arquivos menores (p. ex., para gravá-los em um conjunto de disquetes), e também pode ser usado para juntar um conjunto de arquivos num único arquivo. Pode ser usado apenas em um sistema Debian, pois chama o programa dpkg-deb para analisar o pacote Debian em seus componentes. Por exemplo, para dividir um arquivo .deb grande em N partes,

8.2 A Debian alega ser capaz de atualizar um programa que está sendo executado; como isso é feito?

A Debian GNU/Linux fornece um programa chamado start-stop-daemon, que é usado pelos scripts de instalação para iniciar daemons na hora do boot, ou para parar os daemons quando o runlevel do kernel é alterado (p. ex., de multiusuário para monousuário ou desligar). O comando start-stop-daemon também é usado quando um novo pacote contendo um daemon é instalado, para parar daemons que estejam rodando, e reiniciá-los quando necessário, p. ex., quando um pacote está sendo instalado com um script de configuração atualizado.

8.3 Como posso saber que pacotes estão instalados num sistema Debian?

Para saber os estados de todos os pacotes instalados num sistema Debian, execute o comando dpkg --list. Isto imprimirá um sumário de uma linha para cada pacote, dando um símbolo de estado de 2 letras, o nome do pacote, a versão que está instalada, e uma descrição bem breve.

Para saber os estados dos pacotes cujos nomes casem com ??? beginning with "foo" executando o comando dpkg --list 'foo*'

Para obter um relatório mais detalhado de um pacote específico, execute o comando: dpkg --status foo.

8.4 Como posso descobrir que pacote produziu um arquivo específico?

Para identificar o pacote que produziu o arquivo chamado foo, execute:


Página seguinte Página anterior Índice