Página seguinte Página anterior Índice

6. Os repositórios FTP da Debian

6.1 O que são todos aqueles diretórios nos repositórios FTP da Debian?

Os programas que foram empacotados para a Debian GNU/Linux estão disponíveis em várias árvores de diretórios em cada espelho da Debian.

O diretório dists contém as "distribuições", e é agora o modo canônico de acessá-las.

6.2 Quantas distribuições existem no diretório dists?

Normalmente existem duas distribuições, a "stable" (estável) e a "unstable" (instável). Às vezes também há a distribuição "frozen" (paralizada).

6.3 O que são todos esses nomes, como slink, potato, etc.?

São apenas "codinomes". Quando uma distribuição Debian está em estágio de desenvolvimento, ela não possui um número de versão, e sim um codinome. O objetivo desses codinomes é facilitar o espelhamento das distribuições Debian (se um diretório de verdade como unstable de repente mudasse seu nome para stable, vários Megabytes teriam de ser baixados novamente).

Atualmente, stable é uma ligação simbólica para slink (isto é, Debian 2.1) e unstable é uma ligação simbólica para potato, o que significa que slink é a atual distribuição estável e potato é a atual distribuição instável.

6.4 E a "frozen" (paralizada)?

Quando a distribuição instável está madura o suficiente, ela é paralizada e uma nova distribuição instável é criada no diretório dists, com um novo codinome. Após um mês ou dois de testes, a distribuição paralizada torna-se estável e é lançada, e a distribuição estável anterior torna-se obsoleta.

6.5 Que outros codinomes foram usados anteriormente?

Outros codinomes que já foram usados são: buzz para Debian 1.1, rex para Debian 1.2, bo para Debian 1.3.x, e hamm para Debian 2.0.

6.6 De onde vêm esses codinomes?

Até agora eles vieram de personagens do filme "Toy Story" da Pixar.

6.7 E a "sid"?

É uma distribuição especial para arquiteturas que ainda não foram lançadas pela primeira vez.

Quando a sid não existia, a organização do FTP tinha uma grande falha: assumia-se que quando uma nova arquitetura era criada na distribuição instável atual, ela seria lançada quando essa distribuição se tornasse a nova estável. Esse não é o caso para muitas arquiteturas, causando a necessidade de mover esses diretórios na época de lançamento, o que consome muita largura de banda.

Na primeira vez que essas arquiteturas forem lançadas, haverá uma ligação (link) da distribuição estável atual para sid, e a partir daí elas serão criadas dentro da árvore instável normalmente. sid nunca será lançada ou mesmo acessada diretamente - apenas através de ligações simbólicas nas atuais árvores stable, frozen, ou unstable. Ela será uma mistura de arquiteturas lançadas e não lançadas.

6.8 De onde veio o nome "sid"?

Sid era o garoto na casa ao lado, que destruía brinquedos :-)

6.9 O que o diretório estável contém?

6.10 O que o diretório unstable (instável) contém?

O diretório unstable (instável) contém o sistema em desenvolvimento atual.

Os usuários são bem vindos para usar e testar esses pacotes, mas devem estar conscientes do estado de maturidade dos mesmos.


Página seguinte Página anterior Índice